PESSOAS QUE SERIAM O ANTICRISTO

 

Profecias apocalípticas, especialmente envolvendo a escatologia cristã, alegações sobre o fim dos tempos, o Juízo Final bem como o fim do mundo tem inspirado uma série de teorias conspiratória. Muitas destas lidam com o Anticristo, também conhecido como a Besta 666, supostamente será um líder que vai criar um império mundial e oprimir os cristãos. Nessa teoria conspiratória apocalíptica, alguns dos atuais acontecimentos fazem com que algumas pessoas sejam acusadas de serem o Anticristo, e algumas organizações supranaturais são acusada de ser a organização mundial do mal do Anticristo.

Inúmeras figuras históricas foram chamadas de “anticristo” em suas épocas: o imperador romano Nero, Diocleciano, Napoleão, Hitler, Stálin, Saddam Hussein, Ronald Reagan, Bush, Bin Laden... Às vezes, especulações apocalípticas tem se misturado com o anti-catolicismo para ceder à interpretação que o reinante Papa seria o Anticristo bíblico. A mais recente interpretação conspiratória vê o anticristo como um líder mundial envolvido com as Nações Unidas, que irá criar um governo mundial único (também conhecido como Nova Ordem Mundial) e criar um único sistema monetário. Este último é identificado com a marca da Besta, o que a Bíblia afirma que as pessoas serão obrigadas a usar no fim dos tempos a fim de se realizar qualquer procedimento comercial. Cristãos fundamentalistas afirmam que o código de barras (que supostamente contém o número 666) e o implante do microchip (humano)  possam ser uma forma da marca da Besta. Interpretações declaram que "Babilônia", no Livro do Apocalipse refere-se a uma grande nação, como o Império Romano, o Vaticano (em Roma) e a Igreja Católica, ou, mais recentemente, a União Soviética ou os Estados Unidos da América. (Fonte: Wikipédia).

 

Nero, embora dito o perseguidor dos cristãos, nem deve ter ouvido falar de Cristianismo, conforme se deduz da falta de referência ao cristianismo em seus dias.

 

Diocleciano, "Caio Aurélio Valério Diocleciano (em latim: Gaius Aurelius Valerius Diocletianus (Diocléia, c. 22 de dezembro de 244 – Spalatum, 3 de dezembro de 311), foi imperador romano de 284 a 305" (Wikipédia), esse, sim, conheceu cristãos.  Mas Nero, ao que parece, nem conheceu esse grupo.  Os registros históricos da época de Nero nunca fazem referências a cristãos.  Eles só começaram a ser mencionados por escritores não cristãos bem tempo depois.  Os papas se tornaram anticristos primeiramente por acusações de dois que disputavam o cargo; posteriormente eram anticristos para os protestantes; e, atualmente, há muitos religiosos que apontam tanto papas quanto personagens diversos como o Anticristo.  Mas é provável que esse inimigo, para o escritor cristão que criou o termo fosse o imperador romano.

 

Ver complemento em O ÚLTIMO ANTICRISTO

 

Ver mais sobre O ANTICRISTO