A ORIGEM DOS DEUSES

 

Muitas pessoas chegam a contar como evidência da existência divina o fato de a religião existir em todas as diversas sociedades humanas. Embora não vejam nada de sobrenatural, acham que essa universalidade da religião seja prova de que no passado o deus em que acreditam tenham sido visto e tenha falado com os primeiros humanos. Todavia, a causa dessa religiosidade mundial é bem outra.

Uma gazela, ao ouvir um rugido, se prepara para a fuga, porque reconhece a presença de um leão por perto. Mas, ao ouvir um trovão, deve sentir que existe nas proximidades um bicho muito mais poderoso do que o leão. E, no decorrer de sua curta existência, deve se acostumar e perder o medo, uma vez que o terrível animal nunca aparece.

O homem primitivo, por sua vez, com sua maior facilidade de discutir e transmitir informações, modelou mais o caráter desse ser imaginário e lhe deu nome de deus, supondo mesmo a existência de diversos deuses.

A enorme criatividade humana, em um mundo tão misterioso, cheio de fenômenos incompreensíveis, buscando explicações para tudo isso, produziu um universo imaginário riquíssimo em personagens sobrenaturais. Em sua imaginação, o animal inteligente povoou a Terra e os céus de deuses, anjos, demônios, duendes, almas imateriais (fruto do sonho), com um sem-número de invisíveis entidades sobre-humanas, dominadoras dos destinos dos homens.

O homem do passado (e mesmo alguns de hoje) ouviu as vozes dos deuses no trovão e nos ecos de seus próprios gritos; sentiu o poder maléfico dos demônios nas pessoas acometidas de distúrbios mentais; agradeceu as bênçãos divinas, expressas na chuva, no crescimento das plantas e outros frutos da natureza, com sacrifícios de animais e - que barbaridade!!! - até de seus semelhantes. Em todos os tempos, tudo para que o homem não encontra uma explicação plausível tende a ser atribuído a entidades sobrenaturais.

Essa idéia primitiva, por milhares de anos sem contestação, passando de pais para filhos, imprimiu-se no imaginário humano de tal forma, que, apesar de todas os esclarecimentos hoje existentes, é bem difícil de sair do pensamento humano.

 

A universalidade da religião não deriva de uma existência real do sobrenatural, mas sim da perpetuação da ignorância do pensamento primitivo por toda a sociedade humana, que, embora rejeite quase a totalidade dos deuses, ainda acredita que exista um.

 

Ver mais sobre OS DEUSES