O ANTICRISTO

 

Como surgiu o Anticristo?

 

Como o pequeno movimento religioso de origem tanto quanto obscura fundou-se com base em um personagem chamado Cristo, não podia faltar, nessa luta entre o bem e o mal, o outro lado, chamado Anticristo.

 

18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.
19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.
20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.
(I João 2, 18-22).

 ... e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. (I João, 4:3)
 

Provavelmente lá pelo fim do primeiro século da nossa era, ou no início do segundo, um novo grupo religioso começou a pregar que o seu líder, executado pelos romanos, era aquele rei que Miquéias havia anunciado como libertador de Israel.  Levando-se em consideração que Miquéias havia anunciado um rei judeu que derrotaria a Assíria e repatriaria os israelitas que estavam no exílio, e o líder religioso em questão fora executado em uma cruz, é certo que pouca gente poderia acreditar que esse indivíduo fosse o salvador predito.   Assim, negar que Jesus (Yeshua)  fosse o  Messias, Hamashiah (em hebraico), Cristo (em grego), que significa ungido, era perfeitamente normal. 

 

Nesse contexto, como já se falava em um tal homem do pecado, que se opõe e se levanta contra tudo que se chama deus e ou se adora (2 Tessalonicenses 2:2–3,6), é provável que um tal João estivesse falando desse personagem, chamando-o de Anticristo.  Chamou de anticristos todos aqueles que negavam que o Jesus anunciado por eles fosse o Cristo.

 

E nem era aos descrentes que ele se referia, mas a pessoas que se separaram do seu grupo religioso por discordarem da crença nuclear do movimento. Pois ele disse "Saíram dentre nós" (I João 2, 19)

 

Assim os que não acreditaram na estória de ser esse Jesus filho de Yavé foram chamados de anticristos, e o inimigo maior chamado de o Anticristo.  

 

Ver mais sobre O ANTICRISTO