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O HOMEM CRIOU DEUS À SUA IMAGEM
E SEMELHANÇA
O homem criou Deus à sua
imagem e semelhança, com suas características e seus desejos, até suas
falhas. O homem não é onipotente nem onisciente, mas é seu desejo ser.
E, no final da análise, se vê que seu deus também não o é.
O ONIPOTENTE SE CANSA: “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a
terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou” (Êxodo,
240: 11);
IRRITA-SE GRAVEMENTE POR POUCA COISA: “... disse Moisés a Arão, e a seus
filhos Eleazar e Itamar: Não descubrais as vossas cabeças, nem rasgueis
as vossas vestes, para que não morrais, nem venha a ira sobre toda a
congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este
incêndio que o Senhor acendeu.” (Levíticos, 10:6).
ARREPENDE-SE DO QUE FEZ E SE ENTRISTECE, PELO RESULTADO INDESEJADO:
“Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso
lhe pesou no coração” (Gênesis, 6:6); “E o Senhor se arrependeu de haver
posto a Saul rei sobre Israel” (I Samuel, 15:35);
TAMBÉM SE ARREPENDE DO QUE DISSE: “Então o Senhor se arrependeu do mal
que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo, 32:14);
PRECISOU DESTRUIR BONS E MAUS E OS INOCENTES IRRACIONAIS, POR CAUSA DA
MALDADE HUMANA: “Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado
perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que
os destruirei juntamente com a terra” (Gênesis, 6: 13);
É EGOÍSTA, NÃO ADMITE CONCORRENTES: “Não terás outros deuses diante de
mim” (Êxodo, 20: 3).
O QUE É PIOR, VINGA-SE DOS PAIS NOS FILHOS: “porque eu, o Senhor teu
Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a
terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo, 20: 5).
Ao narrar os feitos de seu deus, o homem se esqueceu de que quem se
engana fazendo e dizendo algo do que se arrepende não é onisciente, e
quem não consegue eliminar todos os maus sem atingir os bons e os
irracionais não é onipotente. Assim, o homem criou Deus com suas
características e desejos, inclusive suas falhas. Isso é
válido, não só para o deus de Israel, mas para todos os deuses, tendo
todos eles características de seus criadores.
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