DEUSES, UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO


Embora ainda a maioria da população mundial ainda seja religiosa, os deuses são hoje uma espécie em extinção. Milhares deles já desapareceram do imaginário popular.  O único ainda conhecido no mundo quase inteiro é o deus cristão, que foi imposto pelos colonizadores europeus na idade média.

 

“Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era ipso facto um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter? E que fim levoU Huitzilopochtli? Em um só ano – e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos – 50 mil rapazes e moças foram mortos em sacrifício a ele. Hoje, se alguém se lembra dele, só pode ser um selvagem errante perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória seu irmão Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25mil virgens por ano. Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma couronne des perles. Mas quem sabe onde fica? (...) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Éfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras. Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada: você encontrará todos eles devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade – deuses de povos civilizados –, adorados e venerados por milhões. Todos eram onipotentes, oniscientes e imortais. E todos estão mortos.” (Henry Louis Mencken).

 

O deus de Israel, que já era um pouco mais civilizado, recebia, em regra um grande número de sacrifícios de animais todos os dias.  Mas, de vez em quando, recebia algum sacrifício humano também: “Ninguém que dentre os homens for dedicado irremissivelmente ao Senhor, se poderá resgatar: será morto.” (Levítico, 27: 29).

A crença no sobrenatural vem caindo em todo o mundo, com ênfase nos lugares mais civilizados. Pesquisas sociais já mostram os seguintes dados:
quinze por cento da população de Israel já não acredita mais em Yavé,
nove por cento dos americanos não acreditam em Deus,
trinta por cento dos sul-coreanos não acreditam em entes sobrenaturais,
vinte e três por cento dos ingleses também não acreditam em algo sobrenatural;
mas cem por cento dos nigerianos acreditam em uma ou mais divindades.
(VIDA & RELIGIÃO, ano 1, nº 1, págs. 6 e 7 - dados de 2007).

 

Hoje, quatro anos depois, essa percentagem de pessoas que abandonaram os deuses deve estar bem maior.

 

"Estudo indica que religião pode acabar em 9 países ricos
DA BBC BRASIL

Dados de censos colhidos desde o século 19 indicam que a religião pode ser extinta em nove nações ricas que foram analisadas em um estudo científico.
A pesquisa identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca --o país com o índice mais elevado, com 60%.
Usando um modelo de progressão matemática, o levantamento --divulgado durante um encontro da American Physical Society-- mostra que as pessoas que seguem alguma religião vão praticamente deixar de existir nestes países.
Na Holanda, por exemplo, 70% dos holandeses não terão religião alguma até 2050. Hoje, esse grupo é de 40% da população.
"Em muitas democracias seculares modernas, há uma tendência maior de as pessoas se identificarem como sem uma religião", afirma Richard Wiener, que trabalha em um centro de pesquisa em ciência avançada, subordinado ao departamento de física da Universidade do Arizona.
A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que leva em conta fatores sociais e a influência que exercem em uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
Os parâmetros se mostraram semelhantes em vários países pesquisados, indicando que a religião está a caminho da extinção nessas nações."
(
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/estudo-indica-que-religiao-pode-acabar-em-9-paises-ricos_104135/), 23/03/2011

 

Essa é uma previsão que os iluministas fizeram e hoje é muito criticada pelos religiosos.   Mas, embora de forma muito lenta, a religião tende a desaparecer, e o deus judaico cristão, chamado simplesmente de DEUS, um desaparecerá como os outros.

 

Ver mais sobre OS DEUSES